Sustentabilidade: tendência forte para 2021 e o futuro

Um negócio sustentável não significa apenas incluir atitudes ecológicas no dia a dia da sua empresa. Empresas com esse propósito costumam estar sempre atentas para a proteção e equilíbrio do meio ambiente e no sucesso profissional.

Esse tipo de negócio se tornou uma grande tendência do mercado, já que atualmente os consumidores estão atentos em consumir produtos de forma ecológica e ética.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pelo Instituto Akatu, sobre o panorama do consumo consciente no Brasil, de 2012 a 2018 o número de pessoas que consomem produtos fabricados com material reciclado subiu de 29% para 48%. Outro dado relevante é sobre o consumo de alimentos que passou de 23% para 48%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o segmento de consumidores mais conscientes no país são mulheres com faixa etária entre 35 e 65 anos, de classes sociais altas e com nível de escolaridade também alto.

Algumas empresas já estão trabalhando em prol dessa sustentabilidade e listamos aqui para você duas delas. Acompanhe:

  • Ecobag - Menzô

A Ecobag é uma sacola retornável confeccionada para substituir o uso de sacolas plásticas em feiras, supermercados, etc. Ecobag ou Eco Bag é um termo em inglês que significa “Sacola Ecológica”.

Essa sacola pode ser confeccionada por diversos materiais, são eles: algodão, nylon ou lona.

Ela realmente é muito ecológica e serve para economizar o uso excessivo de sacolas plásticas descartáveis. Usar sacolas plásticas é extremamente prejudicial para a natureza, já que cada uma delas demora cerca de 300 anos para se decompor.

A missão da empresa é levar a todos a oportunidade de contribuir com o Planeta Terra.

  • Papel Semente - PetCão

A Papel Semente trabalha com a produção de papéis recicláveis, ecológicos, artesanais, que recebe na sua composição semente de flores, hortaliças e temperos na sua fabricação.


Baseado no conceito de semear vidas através da reciclagem do papel e de aparas não utilizado pela indústria tradicional. A empresa é precursora na produção de papel plantável do mercado.


O objetivo é trabalhar para uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. O FUTURO JÁ CHEGOU Introduzir atitudes mais ecológicas na sua empresa e participar dessas tendências do mercado, com certeza será uma maneira de contribuir para um futuro melhor para todos.


O mundo do varejo, da moda, produtos artesanais, cosméticos, construção civil e outros, já estão investindo em técnicas e tendências sustentáveis.

Você ainda não trabalha com esse futuro do mercado profissional? Estude mais sobre o assunto e veja como você pode contribuir com o Planeta Terra.


Posts recentes

Ver tudo

Site responsivo: você sabe o que é?

Os sites responsivos são feitos para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design inteligente é capaz de identificar qual a largura de cada dispositivo e verificar como a pág