POSICIONAMENTO DE MARKETING: O QUE É?

Atualizado: há um dia

O posicionamento de marketing consiste nas estratégias e ações adotadas pela empresa com o objetivo de divulgar produtos ou serviços, dependendo do que se trabalha.


Uma solução de marketing quer alcançar o posicionamento de marca na internet, mas atingindo o consumidor de forma com que ele compre os produtos ou serviços oferecidos.


Um posicionamento de marketing está totalmente ligado com os 4 Ps do marketing:


  • Preço

  • Praça

  • Produto

  • Promoção


PREÇO


O preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga pelo produto e seus benefícios. Então, aí encontramos um forte componente psicológico envolvido, já que quanto maior for a percepção de valor do produto, mais o cliente vai se dispor a pagar.


No preço encontramos decisões como: formação do preço, modelo de cobrança, variações regionais, condições de pagamento, formas de pagamento, desconto, etc.


PRAÇA


Praça se refere aos canais de distribuição e pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. Ou seja, uma empresa pode optar por trabalhar com um ponto físico, com vendas presenciais, ou abrir um e-commerce e trabalhar com as vendas online.


A Praça envolve decisões como: canais de distribuição, pontos de venda, regiões de venda, locais de estoque, frete, logística, etc.


PRODUTO


O produto é aquilo que satisfaz a necessidade e oferece benefícios para os clientes. É importante lembrar que o produto não se refere apenas a bens, mas também a serviços.


As decisões que envolvem os produtos são: qualidade, características, design do produto e embalagem, linhas de produtos, serviços agregados, etc.


PROMOÇÃO


Neste caso, a promoção se refere às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo.


Todos os itens responsáveis pela promoção tem o papel de comunicar sobre a marca para o público, despertando o interesse e criando expectativa do consumidor sobre o produto ou serviço oferecido.


Na promoção estão as decisões: propaganda, venda pessoal, publicidade, relações públicas, redes sociais, blog, etc.


MAS, COMO APLICAR ESSAS ESTRATÉGIAS?


Bom, agora que você conheceu mais um pouco sobre cada uma delas, precisa ficar ciente que essas definições e estratégias acima devem fazer parte do seu planejamento de marketing.


Alguma das ações que envolvem o seu plano de marketing envolvem:


  1. Definição de público-alvo

  2. Definição de estratégia competitiva

  3. Definição de posicionamento de mercado

  4. Criação de um marketing operacional


Quer saber mais sobre isso e como a Boost pode te ajudar? Entre em contato conosco e continue acompanhando nossas matérias para conhecer mais sobre o assunto.


Posts recentes

Ver tudo

Site responsivo: você sabe o que é?

Os sites responsivos são feitos para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design inteligente é capaz de identificar qual a largura de cada dispositivo e verificar como a pág