Mídias sociais: quais são as principais e suas funções

As redes sociais se tornaram requisitos fundamentais para a comunicação de uma empresa. Através delas é possível alcançar um grande público, atrair diariamente novos consumidores e gerar autoridade para uma marca.


Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, hoje as redes sociais criam oportunidades para a sua empresa conquistar o público, já que quando visitam sua página podem encontrar conteúdos de alta qualidade, informações e interatividade.


Mas, por que minha empresa deve apostar nas redes sociais?

Não importa o que você vende ou quem compra de você, a rede social é uma maneira de fortalecer sua marca e aumentar suas vendas. Hoje, não estar em uma rede social, é a mesma coisa que não usar vitrine na sua loja física ou não investir em propagandas para o seu negócio. Como que as pessoas vão te conhecer e consequentemente comprar seus produtos?


Ficar fora do mundo digital atualmente é um tiro no pé. Sua empresa precisa ser reconhecida e conquistar novos clientes.


Então, já sabendo o quão indispensável é estar no mundo digital, agora entramos no quesito: qual rede social eu devo usar? Separei aqui para você as principais redes sociais e te explico um pouco sobre cada uma delas. Acompanhe.


  • · Facebook

O Facebook permite a divulgação de diferentes tipos de mídias, como fotos, vídeos e textos. Por lá você também pode trabalhar com a divulgação de anúncios, aumentando o alcance das publicações. Geralmente, os anúncios, são a estratégia de marketing no facebook mais utilizada pelas empresas.


Essa rede social é extremamente importante porque detém cerca de 77% dos acessos às redes sociais em todo o planeta. O Facebook é um ótimo lugar para discussões, onde os clientes podem expressar sua opinião, e também para o atendimento ao cliente, já que responder com eficácia e rapidez é perfeito para essa mídia.


Através dela também é possível ter acesso às métricas dos conteúdos, postagens mais acessadas, novas curtidas e alcance das publicações. Esse é um dado muito importante para a análise das empresas.


  • Instagram

Que o Instagram é um sucesso total acredito que você já saiba. Mas, o principal motivo para isso acontecer é o apelo visual que a mídia proporciona. Por isso, é preciso criar e postar com frequência materiais que chamem a atenção do público.


Com o Instagram é possível criar uma vitrine virtual expondo todos seus produtos, vender diretamente pela rede social, conquistar seguidores que em seguida se tornam clientes e firmar parcerias com influencers que divulgam o trabalho para uma infinidade de pessoas.


É muito importante que se atente ao bom conteúdo dentro dessa mídia social. É isso que vai engajar sua marca e fazer com que os seguidores voltem cada vez mais para o seu perfil.


O Instagram é uma ótima oportunidade para empresas, empreendedores e produtores de conteúdo terem contato com os clientes e mostrarem seu trabalho para muitas pessoas.


  • Linkedin

Se o assunto é networking, estamos falando da plataforma mais utilizada. Nesta mídia você pode fazer conexões com pessoas da sua área de atuação e assim conquistar futuros clientes.


O Linkedin é uma ótima mídia social para divulgação de conteúdo de qualidade, gerando valor ao público-alvo e posicionando o profissional como especialista.


Outra possibilidade interessante é sobre recrutamento e seleção. É possível fazer uma busca específica por área de atuação, especialidades, experiência na área e localização.


  • Twitter

Com o Twitter é possível promover um diálogo instantâneo entre marcas e usuários e por isso é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas.


Nesse canal os conteúdos podem ser criados de maneira prática, promovendo discussões engajadores entre os usuários. Uma das características mais marcantes do Twitter é a construção de relacionamento.


As empresas podem explorar essa rede social através do SAC, viralização de vídeos e imagens, interações e etc.


  • Tik Tok

Durante a pandemia, o número de usuários no Tik Tok teve um grande aumento. De acordo com a revista Forbes, nos primeiros 3 meses de 2020, o Tik Tok bateu o recorde de downloads na Apple Store e Google Play.


Essa é uma ótima oportunidade para as empresas que trabalham com um público mais jovem. Com a rede social é possível criar uma presença marcante e gerar mais oportunidades de alcance para a sua marca.


Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais e sabe quais redes sociais estão sendo utilizadas pelo mercado, o que você vai fazer?


Você precisa estar dentro do mercado digital para ontem. O mercado não espera!


Se precisar de ajuda, entre em contato com a Boost!

Posts recentes

Ver tudo

Site responsivo: você sabe o que é?

Os sites responsivos são feitos para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design inteligente é capaz de identificar qual a largura de cada dispositivo e verificar como a pág