Buscar
  • Mainara Screpanti

Chatbot: o que é e para que serve?




Primeiro de tudo, você sabe o que é um Chatbot? Ele é um software capaz de realizar uma conversa com um humano através de uma linguagem natural.


Esse relacionamento entre software e humano pode ser feito por um aplicativo, site e outras plataformas digitais.


Como é muito importante responder as mensagens no instante em que são enviadas, os chatbots são uma ótima opção para solucionar este problema. Dessa maneira, no primeiro momento o software será responsável pelo atendimento do cliente e só depois será necessário a intervenção de algum colaborador da empresa.


Atualmente já é possível realizar chatbots em plataformas como: whatsapp, facebook messenger, telegram, sistemas de call center, lojas virtuais, sites, etc.


Que tal olhar um exemplo e ver como pode funcionar um chatbot?


COLOCAR AQUI A IMAGEM QUE ESTÁ NESSA PÁGINA, QUE TEM UM EXEMPLO DE CONVERSA COM CHATBOT: http://www.2bots.com.br/blog/category/exemplos-de-chatbots/


Se escolher utilizar o chatbot em algumas das suas estratégias, você poderá configurar as mensagens de acordo com o que sua empresa quer saber e também verificando o que o seu cliente realmente precisa.


Existem duas formas de um chatbot entender uma mensagem:


  • Chatbot por regras: realiza tarefas objetivas, mas só aquelas que estão em seu banco de dados e tem um vocabulário limitado.


  • Chatbot com inteligência artificial: consegue interpretar mensagens dos usuários, aprende a nossa linguagem e procura soluções.


PRINCIPAIS USOS DE UM CHATBOT


O chatbot pode ser usado para diversas finalidades dentro das estratégias de uma empresa. Como por exemplo, no marketing.


Esse software pode ser uma ótima ferramenta para captar e qualificar leads, realizar um rápido atendimento, fazer a nutrição e coletar dados sobre o mercado.


Nas vendas, o chatbot também pode ser extremamente assertivo. Eles podem ser utilizados desde o momento de prospecção até o pós-venda.


E, por último, mas não menos importante, também está o atendimento. O chatbot pode aumentar a experiência do cliente e realizar a automatização de tarefas que podem se repetir com muita frequência.


Mas, vale lembrar que esse software não vai eliminar o trabalho das pessoas. O chatbot está aí para ajudar e auxiliar, mas o trabalho humano é totalmente preciso e essencial!


E, você? Já utilizou os chatbots a seu favor? Entre em contato com a Boost e saiba como podemos te ajudar com isso.